segunda-feira, 3 de julho de 2017

« Série: Aparentes Contradições da Bíblia » (03 de julho de 2017)

- Zacarias era filho de quem?
Continuando sobre as contradições apontadas, na sequência que estão escritas, vamos ver o que foi dito sobre a afirmação feita por Jesus de que Zacarias era filho de Baraquias:

“Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35). [para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.]”.
“Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22). [O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará. Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR. Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera, porém matou-lhe o filho; este, ao expirar, disse: O SENHOR o verá e o retribuirá.]”.

Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos versículos citados como defesa de sua tese.

O que digo? A explicação desta aparente contradição é um pouco complicada, mas antes de a explicarmos vamos levantar algumas hipóteses possíveis no intuito de mesmo que a explicação que daremos ao final não seja satisfatória não reste dúvidas de que qualquer possibilidade pode ser respondida. Vamos a elas:
1. Erro de copistas: Já explicamos porque isso não seria possível nas postagens de 19 de junho de 2015 e 12 de setembro de 2016. Por favor leiam as postagens para entendimento. Com isso vamos a outra possibilidade;
2. Jesus errou: Como explicaremos no final da postagem não há erro. Mesmo assim, se acharmos que há um erro podemos pedir ajuda a Lucas, que escreveu esta mesma passagem em 11:51, e na qual não é mencionado que Jesus tenha citado a Baraquias como pai de Zacarias, assim há também a possibilidade de Jesus não o ter feito; o que nos leva, então, a outra opção;
3.  Mateus acrescentou por conta própria e errou: Como não há erro ou contradição na passagem sabemos que Mateus não acresceu por conta própria e, mesmo que tenha feito, fez consciente de estar certo. Lucas não fez menção a Baraquias porque não achou relevante para sua narrativa. Mesmo que assumíssemos que Mateus houvesse errado, e se realmente fosse um erro, há muito tempo teria sido descoberto e poderia ter sido “consertado”. Assim sequer estaríamos escrevendo sobre isso. Para “arrumar” bastaria eliminar a parte que diz “filho de Baraquias” do texto de Mateus e o problema deixaria de existir. O fato de estar escrito em nossas versões atuais nos garante que temos uma cópia fidedigna em mãos, isto é, são cópias as mais fiéis possíveis aos textos originais e, portanto, não se pode levantar dúvidas quanto a sua veracidade.
Para o melhor entendimento de o porquê não haver contradição nos textos apontados precisaremos que leiam a postagem de 20 de dezembro de 2016. Após a leitura da postagem referida saberão como é tratada a questão das genealogias na Bíblia e na cultura judaica.
Apesar de não ser muito detalhada a genealogia dos levitas a raiz segue o mesmo princípio. Sabemos ainda que é comum colocar o nome do pai no filho. Por exemplo: Pedro é pai de João. João tem um filho e põe o nome de Pedro. Totalmente normal até em nossos dias.
Alguns nomes também eram muito comuns na época devido a seu significado e assim temos muitos Zacarias na Bíblia. Por exemplo o pai de João, o Batista, que apesar de ser sacerdote (Lc. 1:5) não é o mesmo do livro profético e este não é o mesmo que foi Rei (II Rs. 14:29). No entanto na linhagem do pai de João, o Batista, há muitos Zacarias que foram sacerdotes e profetas. Infelizmente não temos a genealogia completa, então vamos trabalhar com o que temos. Vemos em I Cr. 15:17 que Baraquias (ou Berequias, são o mesmo nome) era pai de Asafe. Vemos no vv. seguinte que Asafe tinha “irmãos de segunda ordem”, ou seja, tinha filhos ou netos, e um deles era Zacarias (conferir com II Cr. 29:13 e com 20:14). Vemos que no decorrer dos reinados de Davi até Joás muitos Joiadas, Benaias e Zacarias estão na mesma linhagem assim ficou bastante difícil de delimitar em que época cada um viveu exatamente (em I Cr. 27, podemos ver muitas dessas famílias e inclusive que há um Zacarias, pai de Ido e no livro do profeta Zacarias vemos que ele é filho de um Ido, só para entenderem como há muitos nomes que se repetem alternando entre avós, pais e filhos). Sabemos que entre Davi e Joás transcorreram mais de 150 anos. O suficiente para muitas gerações. Como vocês entenderam lendo a postagem supra indicada, ser filho era estar na descendência. Desta forma sabemos que Berequias foi pai (ou antepassado) de Asafe, que foi pai de Zicri, que foi pai de Mica, que foi pai de Jeiel (I Cr. 9:15), que foi pai de Benaia, que foi pai de Zacarias (II Cr. 20:14), o qual, acredito, foi citado por Jesus na passagem de Mateus que gerou esta postagem. Não há descrição da genealogia de Joiada. Então me parece que Jeiel tive seu nome modificado para Joiada. Talvez para não haver confusão com um dos filhos do rei Josafá, que teve o mesmo nome (II Cr. 21:2), que aliás era um nome muito comum na época (vide I Cr. 16:5). Ou talvez fosse conhecido como, isto é, tinha os dois nomes. Pode ser também que seja um dos descendentes que não foi anteriormente mencionado e que ganhou destaque ao se casar com a filha do rei Jeorão (II Cr. 22:11) e por sua participação na história, escondendo o rei Joás quando criança, começou a ser repentinamente mencionado não se fazendo necessário relatar sua genealogia por fazer parte da mesma família anteriormente citada no mesmo livro das Crônicas.

Apesar da questão de genealogias ser um tanto difícil de entendermos e termos levantado “muitos talvez” esperamos que as explicações tenham sido suficientes para tirar mostrar que não há erro ou contradição nas passagens. Os aguardamos nas próximas postagens.

"Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre." (Hb. 7:25-28).
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Licenciado em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.
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