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Os habitantes de Dabir foram totalmente destruídos por Josué ou não?
Continuando
sobre as contradições apontadas, na sequência que estão escritas, vamos ver o
que foi dito sobre Josué ter ou não destruído todos os habitantes de Dabir:
“Josué
destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39). [Então, Josué, e todo o Israel com ele,
voltou a Debir e pelejou contra ela; e tomou-a com o seu rei e todas as suas
cidades e as feriu à espada; todos os que nelas estavam, destruiu-os totalmente
sem deixar nem sequer um; como fizera a Hebrom, a Libna e a seu rei, também fez
a Debir e a seu rei.]”
“Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15). [Subiu aos habitantes de Debir, cujo nome,
dantes, era Quiriate-Sefer.]”
Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o
texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos
versículos citados como defesa de sua tese.
O que digo? Quero me desculpar pela demora em colocar novas
postagem no blog, mas estive totalmente envolvido com o trabalho de conclusão
do curso de Matemática. Esta aparente contradição é uma das mais complicadas em
responder devido a Bíblia narrar a história do povo israelita e não da cidade
em questão. Temos então fragmentos de textos para tentarmos elucidar esta
questão. Realmente é bem pouco o que temos
encontrado, mas é o suficiente para colocarmos três hipóteses possíveis e muito
prováveis. As colocarei abaixo e vocês, leitores, estejam livres para opinar e
até expor suas opiniões.
1.
Já explicamos em postagem anterior que algumas partes da Bíblia não estão
colocadas em ordem cronológica (vide: http://sepade.blogspot.com.br/2015/07/uma-pergunta-pode-mudar-uma-historia-22.html). Então podemos crer que os dois
textos se referem ao mesmo acontecimento, sendo apenas acrescido, em outro
momento, alguns dados novos a mesma narrativa.
2.
Se trata de dois eventos distintos em duas cidades distintas que vieram a ter o
mesmo nome. Veja que em Josué 10:38 a cidade é tratada unicamente pelo nome de
Debir, enquanto em Josué 15:15 o texto afirma que esta cidade de Debir era
antes chamada de Quiriate-Sefer. Podemos crer que as cidades nesta época viviam
em guerras constantes, com cada rei tentando aumentar suas posses e seu poder.
Seria então comum que algum povo tomou uma cidade e lhe mudou o nome. Porque
colocariam o mesmo nome de outra que existiu não poderei aqui responder. Fica
para exercitar vossa imaginação.
3.
Se trata de dois eventos distintos na mesma cidade. Os textos que temos torna a
defesa deste ponto o mais complicado, no entanto é o mais interessante. Vamos
tentar colocar algumas coisas em ordem cronológica para facilitar o
entendimento. Partindo do texto de Josué 10:38-39, já lidos no início desta
postagem, passamos para Josué 14:1-2, onde se começará a ser distribuído por
sorte o que já foi conquistado ao longo de cinco anos de guerra, no entanto,
nos v. 6 a 14, vemos Calebe pedindo que sua parte não seja em sorteio, mas a
terra que lhe foi prometida por Moisés. Com exceção das tribos de Rúbem, Gade e
meia tribo de Manassés, que receberam herança de Moisés antes do povo
atravessar o Jordão as demais tribos ganharam partes por sorteio, como podemos
ver:
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Parte que coube a Rúben: Capítulo 13:15-23;
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Parte que coube a Gade: Capítulo 13:24-28;
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Parte que coube a meia tribo de Manassés: 13:29-31;
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Parte que coube a tribo de Judá: capítulo 15:1-12 (em 15:13 novamente vemos o
relato da parte de Calebe onde foi acrescido a importante informação de que sua
parte agora estava de posse de outro povo);
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Parte que coube aos filhos de José: nos capítulos 16:1-4 e 17:1-11 as partes da
outra meia tribo de Manassés e a Efraim;
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Parte que coube a Benjamim: no capítulo 18:11-28;
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Parte que coube a Simeão: no capítulo 19:1-9;
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Parte que coube a Zebulom: em 19:10-16;
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Parte que coube a Issacar: em 19:17-23;
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Parte que coube a Asser: em 19:24-31;
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Parte que coube a Naftali: em 19:32-39;
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Parte que coube a Dã: em 19:40-48;
Importante
notar que os textos aqui nem sempre são de todo o capítulo e o complemento de
cada capitulo é uma narrativa a entrada daquela tribo na região que lhe foi
designada. O que é interessante é que tiveram que lutar ainda, o que nos leva a
crer que o período de tempo da conquista da terra a de sua real posse foi
suficiente para outros povos se instalarem nas cidades que não foram
destruídas. Vejam que em 18:3 Josué chama a atenção do povo sobre a demora em
entrar para possuir a terra. No v. 4 Josué manda que o povo escolha três homens
de cada tribo para fazerem um mapa das terras conquistadas, o que deve ter
demorado também algum tempo. É bem provável que durante esta tarefa tenham
visto que as cidades estavam sendo novamente habitadas, afinal, o que tentavam
conquistar com guerra estava lá “dando sopa”. Só após esse “mapeamento” da
terra que foram feitas as divisões.
Para
concluirmos vejamos que Josué, em 24:28, despediu o povo para tomar posse de
sua herança e no v. 29 que ele morreu. O capítulo 1 do livro de Juízes narra
este fato relatando em seguida a entrada do povo de Israel em suas heranças, em
guerra, agora separados por suas tribos e não mais como um único povo.
Espero que estas três hipóteses sejam
suficientes para mostrar que a contradição apontada não tem fundamento.
Que Deus nos ajude a compreender as
Escrituras, Sua vontade e que possamos O conhecer cada vez mais.
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Licenciado
em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.
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