domingo, 3 de fevereiro de 2019

📘 Sobre as recompensas, justificação e julgamento 📖

» Série: Aparentes Contradições da Bíblia (03 de fevereiro de 2019)
“Seremos julgados e/ou justificados (salvos)...
... somente por Deus ...
(Rm 8:33) É Deus quem os justifica.
(Ef 2:8-9) Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé – e isto não vem de vós, é Dom de Deus – não das obras, para que ninguém se glorie.
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... somente pela fé ...
(Rm 3:20-28) Por isso ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei (...) pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça (...) concluímos pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.
(Gl 2:16) Sabemos que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, também temos crido em Jesus Cristo para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei, porque pelas obras da lei ninguém será justificado.

... somente pelas obras ...
(Rm 2:6) Deus recompensará a cada um segundo as suas obras.

... pela fé e pelas nossas obras ...
(Tg 2:24) Vedes então que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé (...) Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta.

... ou pelos caminhos ...
(Ez 7:3) ... e te julgarei conforme os teus caminhos ...
(Ez 7:27) Conforme o seu caminho lhes farei, e com os seus próprios juízos os julgarei.
(Ez 18:30) Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus.

... ou pelo proceder e pelo mérito das obras?
(Jr 17:10) Eu sou o Senhor que esquadrinho o coração, e que sondo os afetos; eu dou a cada um segundo o seu proceder, e segundo o mérito das suas obras.”

Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos versículos citados como defesa de sua tese.

O que digo? Nosso Amigo, mais uma vez mistura as coisas para induzir seus leitores ao erro; coloca dois assuntos no “tópico” e durante sua “exposição” os mistura (e ainda inclui “sorrateiramente” mais um terceiro). Um leitor pouco atencioso não perceberá e entenderá que realmente os textos tratam de uma mesma coisa.
Dizer que tudo está interligado não justifica, pois, todos os assuntos da Bíblia estão interligados em um único propósito: apresentar o Cristo, único e suficiente salvador.
Isto explicado, que são três assuntos distintos, ou seja, uma coisa são as recompensas, uma segunda é a justificação e uma terceira o julgamento (apesar de estarem interligados), vamos as explicações nesta ordem.

Como Deus nos recompensará? (Textos indicados pelo Nosso Amigo: Rm 2:6 e Jr 17:10)
Os dois textos têm o mesmo conteúdo. O texto em Jeremias é apenas mais explicado que o texto em Romanos. Portanto não há contradição entre eles.
Vamos aproveitar o assunto e falar um pouco destas recompensas. Na maior parte dos casos, quando lermos isto na Escritura Sagrada, temos que atribuir ao termo seu significado jurídico, que é: “pagamento que corresponde à promessa feita no sentido de retribuir aquele que conseguisse determinado resultado” (Houaiss). Há dois resultados esperados e possíveis: o que você faz pode ser bom ou ruim. Não vamos entrar no debate filosófico desta distinção (ao menos não nesta postagem) e vamos nos ater ao entendimento das Escrituras: mau é tudo que é contrário a vontade de Deus, ou seja, tudo que é pecado.
Veja o que diz o texto bíblico: "... conhecerão que EU SOU aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras." (Ap. 2:23b). Então as recompensas que recebemos se dão em três momentos:
1. quando pecamos estamos sujeitos aos efeitos do feito (por exemplo, quando mentimos recebemos como recompensa a desconfiança das pessoas);
2. em algum momento estaremos sujeitos a morte, “porque o salário (isto é, a recompensa) do pecado é a morte” (Rm. 6:23a) e;
3. estaremos sujeitos a vida eterna ou a morte eterna (também não vamos nos aprofundar em como será esta morte eterna nesta postagem, quem sabe, se Deus permitir, no futuro).
Veja que as duas primeiras recompensas são comuns a todas as pessoas (exceção ao 2. para os que serão arrebatados na segunda vinda de Jesus [I Ts. 4:15]), pois todos somos pecadores desde o nascimento e é impossível vivermos sem cometer pecado. A terceira, no entanto, dependerá dos dois últimos tópicos desta postagem, especialmente do próximo.

Como e por quem somos justificados? (Textos indicados pelo Nosso Amigo: Rm 8:33, Ef 2:8-9, Rm 3:20-28, Gl 2:16 e Tg 2:24)
A justificação se dá enquanto ainda estamos vivos, pois "... aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo," (Hb. 9:27). O meio pelo qual essa justificação se dá é pela fé (esta fé é diferente da que falamos na primeira postagem das Cosmovisões, se você não leu, dá uma passadinha lá, clicando aqui). Fé esta que é dada exclusivamente por Deus; e nos leva a crer e reconhecer que Jesus é o Filho de Deus, e o único capaz de nos unir novamente a Ele através do Seu sacrifício na cruz e Sua ressurreição dos mortos. O texto que melhor resume isto é Rm. 10:9, que diz: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."; "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (At. 4:12), portanto, quaisquer outros meios para se buscar a justificação é nulo e vão.
Colocando os textos indicados pelo Nosso Amigo na ordem certa temos (tentaremos montar os textos para facilitar o entendimento): Pela graça de Deus somos salvos (Ef. 2:8), ou seja, é Deus quem nos justifica (Rm. 8:33) gratuitamente (Rm. 3:24), por meio da fé (Ef. 2:8) em Cristo Jesus (Gl. 2:16); fé esta dada pelo próprio Deus (Ef. 2:8), não por meio do cumprimento da lei (Rm. 3:20; Gl. 2:16) ou de obras de caridade, para que ninguém se glorie por conquistar sua própria salvação (Ef. 2:9), mas pelas obras que testificam nossa fé (Tg. 2:24), porque "... qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?" (Tg. 2:14) "Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça;" (Tg. 2:21-23).

Como seremos julgados? (Textos indicados pelo Nosso Amigo: Ez 7:3, 27; 18:30)
Seremos julgados, como diz os textos indicados pelo Nosso Amigo, de acordo com a forma que escolhemos viver mossas vidas e o que fazemos durante este curto período de tempo que passamos aqui. É comum imaginarmos que este julgamento só acontecerá no Fim dos Tempos, de fato (At. 17:31; Rm. 2:16), mas o resultado deste julgamento é decido enquanto ainda estamos vivos (Pv. 11:19; Jr. 8:3). Veja o que escreveu o Apóstolo João: "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más." (Jo. 3:18-19), de sorte que quando formos reunidos para o julgamento todos já estarão separados, juntos daqueles que terão o mesmo destino (Mt. 25:31-41), e "Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou ..." (Rm. 8:34a). Já escrevemos uma postagem trazendo uma alegoria sobre o tribunal de Deus, a qual você poderá ler neste link, e por isso não nos alongaremos escrevendo as mesmas coisas já dita antes.
Enquanto você estiver vivo, há a possibilidade de justificação e, consequentemente, um resultado favorável no julgamento final, mas, deixe-me perguntar-lhe: o que estás esperando para tomar uma decisão tão importante? Nenhum de nós sabe ao certo quando irá partir e esta é a maior certeza que temos: que partiremos um dia! Nas palavras de Tiago: "Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." (Tg. 4:14).

Acredito que tenha ficado claro que não há contradições entre os textos apresentados. Os aguardamos nas próximas postagens.

"De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (Jo 5:24).
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Graduado em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.

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