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Alguém já viu a Deus?
Continuando
sobre as contradições apontadas, na sequência que estão escritas, vamos ver o
que foi dito sobre a Deus já ter sido ou não visto:
“Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46)(I João 4:12). [Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito,
que está no seio do Pai, é quem o revelou …, Não que alguém tenha visto o Pai,
salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto.][Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em
nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.]”.
“Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30). [E chamou Jacob o nome daquele lugar Peniel, {que significa a face de
Deus} porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.]”. {Versão JFA-RC (Pt) – Tradução de
João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida em português lusitano}
“Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11). [E subiram Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú,
e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia
uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua
claridade. Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel;
porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam.]”.
“Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11)(Deuteronômio
34:10). [Falava o SENHOR a Moisés face a
face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial,
porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.][Nunca
mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR
houvesse tratado face a face,]”.
“Ezequiel viu a Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28). [Vi-a como metal brilhante, como fogo ao
redor dela, desde os seus lombos e daí para cima; e desde os seus lombos e daí
para baixo, vi-a como fogo e um resplendor ao redor dela. Como o aspecto do
arco que aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em redor.
Esta era a aparência da glória do SENHOR; vendo isto, caí com o rosto em terra
e ouvi a voz de quem falava.]”.
Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o
texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos
versículos citados como defesa de sua tese.
O que digo? Para entendermos que estes pontos não são uma
contradição nas Escrituras Sagradas iremos tratar cada um dos textos. Como o
primeiro “ponto” é a hipótese, vamos começar a partir do segundo texto, situado
em Gênesis. Entendamos apenas que os textos dizem que ninguém na terra viu a
Deus (Deus Pai, a primeira pessoa da trindade) como Ele realmente é, ou seja,
em sua verdadeira forma. Ninguém pode descrever sua fisionomia.
Se
lermos a partir do versículo 22 vemos que Jacó após ter passado tudo que possua
pelo Vau de Jaboque (aparentemente um ribeiro que dividia duas terras) ficou
sozinho. De alguma forma sobrenatural, que não foi relatada no texto, um homem
lhe apareceu e Jacó não o deixou partir enquanto não fosse por ele abençoado. Mesmo
tendo sido machucado pelo homem, Jacó usava de todas as suas forças para
impedir que aquele partisse. E essa “luta” durou a noite inteira (deste texto
podemos tirar muitas lições, mas isso vai ficar para outra oportunidade, se
Deus nos permitir), sendo então abençoado pelo homem, que antes de o abençoar
lhe disse: “…como príncipe lutaste com
Deus e com os homens e prevaleceste.” (Gn. 32:28); e partiu. A forma como
este homem lhe apareceu, o que disse e como partiu (sem falar que suas feições e
vestes também não foram descritas), deu a certeza a Jacó que havia estado com o
próprio Deus (acredito que manifestado na segunda pessoa da trindade, vide Cl.
1:15, II Co. 4:4, Hb. 1:3). Assim, mesmo que tenha sido o próprio Deus, na
primeira pessoa da trindade, que o apareceu, certamente não estava em sua
verdadeira forma, já que apareceu a ele como homem material, enquanto sua
essência é espiritual. A afirmação feita por Jacó: “Tenho visto a Deus face a face…” significa que o que aconteceu lhe deu total certeza que esteve
na presença de Deus, ou seja, pessoalmente com ele.
Em
Êxodo 24:9-11, temos mais uma vez (infelizmente) Nosso Amigo distorcendo um
pouco o texto para dar ênfase a seu raciocínio. Lemos que no final do vv. 1
está escrito: “… adorai de longe” (Ex
24:1). E depois de subirem uma sopé do monte, pouco distante do povo, viram os
pés de Deus, que estava sobre o monte. Vejam que esta é a única descrição que é
feita sobre como ele é: “sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de
safira, que se parecia com o céu na sua claridade.” (Ex. 24:10). Decerto que de onde eles estavam não
conseguiram vê-Lo completamente. Depois Moisés subindo “… ao monte de Deus, disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que voltemos
a vós outros.” (Ex 24:13-14). Ou seja, estavam bastante longe para ver as
feições de Deus (se isso fosse possível de acontecer, claro). No entanto o que
viram lhes deu certeza que estavam diante de Deus (novamente acredito que fosse
a segunda pessoa da trindade).
No terceiro ponto temos novamente a expressão face a face, só que
com o acréscimo: “como qualquer fala a
seu amigo”. Aqui entendemos que diferentemente dos demais profetas, aos
quais Deus se revelava apenas em sonhos e visões ou por intermédio de anjos, tratava
com Moisés pessoalmente e até com “certa intimidade”. Face a face aqui não
significa que Moisés viu o rosto de Deus, mas que o contato entre eles era
pessoal. Os outros casos citados (que lembro no momento) de um contato mais ou
menos deste tipo eram com Adão (Gn. 3:8) e com Jó (Jó 38:1), mas em todos os
casos não há relato que se tenha realmente visto a Deus, senão que lhe tenham ouvido
a voz, ou visto alguma parte de seu corpo, que aliás, foi o máximo que Moisés
pode ver (Ex. 33:18-23), ou alguma manifestação de sua glória e poder.
No último ponto, o texto de Ezequiel, Nosso Amigo evitou começar
um versículo antes. Vejamos o que ele diz: “… havia algo semelhante a um trono,
como uma safira; sobre esta espécie de trono, estava sentada uma figura
semelhante a um homem.” (Ez 1:26). Vejam que a visão de Ezequiel lhe permitiu
apenas visualizar “uma figura semelhante
a um homem”. O restante da descrição da aparência é da glória de Deus, e
não de como Ele é, isso porquê (como já devem ter lido): “… Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e
viverá.” (Ex 33:20).
Certos de que estão convencidos de que não há contradição nas
Sagradas Escrituras quanto a este ponto, quero apenas lhes lembrar que
rotineiramente vemos expressões como estas, cujo o sentido não nos deixa
dúvidas, por exemplo: “Face a face com a morte”, “frente a frente com o
perigo”, “de frente para o desconhecido”, entre outras, cujas expressões são do
mesmo significado, conforme podem ver no significado do termo “face a face” no Dicionário
Priberam da Língua Portuguesa : “Defronte e próximo; de frente. = FRENTE A FRENTE” (Fonte: https://www.priberam.pt/dlpo/face%20a%20face).
Para estarmos na presença de Deus não é necessário vê-lo, aliás
Jesus disse: “… Bem-aventurados os que
não viram e creram.” (Jo 20:29) e foi nesta certeza que nossos primeiros
irmãos estavam “…todos…, na
presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do
Senhor.” (At. 10:33). Sabemos que
ele está conosco porque vemos Seu poder e Sua glória. Testemunhamos todos os
dias as maravilhas que fez, e faz. Quando olhamos para dentro de nós percebemos
como Ele é misericordioso e sentimos Sua Graça nos preencher. Ouvimos Sua voz
em nossos corações. Sentimos Sua presença e percebemos Seu cuidado para
conosco. Só isso é bastante para dizermos como disse Jó (que só ouviu Sua voz
do meio de um redemoinho, como já leram): “Eu
te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42:5).
“porquanto o que de Deus se pode
conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os
atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua
própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo
percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso,
indesculpáveis;”
(Rm. 1:19-20).
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Licenciado
em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.
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