Continuando
sobre as contradições apontadas, na sequência que estão escritas, vamos ver o
que foi dito sobre a Deus castigar os filhos pelos pecados de seus pais:
“O
filho não deve ser castigado pelo erro do pai, ou vice-versa (Deuteronômio 24:16) [Os
pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos, em lugar dos pais;
cada qual será morto pelo seu pecado.] (Ezequiel
18:20) [A
alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o
pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a
perversidade do perverso cairá sobre este.] (II Crônicas 25:4) [Porém os filhos
deles não matou, mas fez segundo está escrito na Lei, no Livro de Moisés, no
qual o SENHOR deu ordem, dizendo: Os pais não serão mortos por causa dos
filhos, nem os filhos, por causa dos pais; cada qual será morto pelo seu
próprio pecado.]”.
“Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo
20:5). [Não as adorarás, nem lhes darás
culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade
dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.] (Deuteronômio
5:9) [não
as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus
zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta
geração daqueles que me aborrecem,]”.
“Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou
de pai para filho por diversas gerações (Romanos 5:12). [Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos
pecaram.]”.
Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o
texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos
versículos citados como defesa de sua tese.
O que digo? Estes textos parecem ser contraditórios porquê está
sendo feito uma pequena confusão. Nosso Amigo está atribuindo a culpa e as
consequências como sendo uma coisa só, e não são. Para exemplificar, nesta
semana houve um desastre de avião que, tragicamente, levou ao falecimento de
muitas pessoas, entra elas um time de futebol inteiro (que Deus conforte os
familiares e venha a suprir suas necessidades), no entanto eles sofreram as
consequências dos erros de outras pessoas. Como podem ver pelo exemplo real (e
do qual nos entristecemos muito) a culpa e as consequências nem sempre são
apenas de quem errou e isto não contradiz os textos de forma alguma.
Tenhamos em mente que nossos pecados têm consequências físicas e
espirituais e com o já exposto vamos abordar cada um dos textos citados como
referência lhes mostrando o que dizem enfatizando essas ideias.
No texto de Rm. 5:12 apresentado, lemos que Adão pecou, portanto
ele é o culpado. As consequências para ele são a separação da comunhão com Deus
(espiritual), o fim de seu domínio sobre a criação (física e espiritual), a
saída do Jardim do Éden (física e espiritual), a árdua jornada de trabalho (física
e espiritual) e a morte (física). Quase todas estas consequências também
impactaram o restante do mundo, tanto da época quanto até o fim dos tempos. O
homem agora, por natureza, está afastado de Deus, tem que trabalhar para
conseguir seu sustento e um dia, salvo o arrebatamento dos santos, irá morrer.
Todas estas consequências que atingem a todos nós, sem nossa culpa, não é
castigo de Deus para nós. São reflexos naturais de uma escolha errada por parte
de alguém (assim como no exemplo utilizado). Não foi castigo de Deus para todos
por causa do pecado de Adão. Foi a consequência informada que seu ato
provocaria. Uma vez que estivesse afastado de Deus e se tornasse mortal, não
seria mais possível voltar atrás, salvo um ato do próprio Deus. Este texto ainda
traz a culpa para toda humanidade no trecho “porque todos pecaram”. Assim a
culpa por nosso pecado é a morte (física e espiritual) [Rm. 6:23]. Lembrem-se
que Deus disse a Adão que se pecasse morreria. Uma vez que o pecado e a morte
“entraram” no mundo, passou a ser a ordem natural. Mesmo com essa explicação
ainda fica a aparência de que fomos punidos por Deus, no entanto não é. Uma vez
que Adão morreria, não seria mais possível que nascessem imortais. Lhes lembro
que como não conseguimos viver sem pecar, somos culpados de nossos pecados, e
assim saímos de Rm. 5:12 e vamos para Dt. 24:16 (ou II Cr. 25:4, são o mesmo
conteúdo). Por seus próprios pecados é que pai e filhos serão mortos. Não um
pelo pecado do outro. Este texto não é apenas de morte física, mas também de
morte espiritual, e assim chegamos ao texto de Ezequiel, que nos diz que nossa
culpa não será hereditária. Vejam que o texto diz que a culpa não passará para
nossos filhos e que eles não morreram por causa de nossos erros. Por nossos
próprios pecados morreremos. Mas nossos pecados podem ter consequências em
nossos filhos (veremos um pouco mais a frente).
O contexto deste texto de Dt. era das instruções que Deus estava
passando para que seu povo vivesse bem, ou seja, as leis que regeriam a
conduta. Os direitos e deveres dos israelitas. Já vimos em postagens anteriores
(27 de setembro de 2015) que algumas das transgressões da lei era punida com a
morte. No entanto Deus advertiu que tal pecado teria como punição a morte
somente para o pai, e não para o filho, e aqui voltamos novamente para Ez.,
onde os mesmos termos da lei de Dt. são repetidos. Há, ainda hoje, algo chamado
de herança. Um filho recebe por direito o patrimônio de seus pais. Neste
patrimônio estão incluídas as dívidas (para mais detalhes leiam http://alessandrastrazzi.adv.br/direito-de-familia-e-das-sucessoes/quando-pessoa-morre-quem-paga-dividas/), assim, na época de Ez. surgiu um
questionamento (devido a maldade do homem) que se o pai infligisse uma lei em
que a pena era a morte, o filho teria que morrer também. Já ouviram o termo
“negócios de família”? Pois bem, era assim que queriam que fosse. No entanto
Deus falou por meio de Ezequiel que se houvesse arrependimento e o pai ou o filho
fizessem o que era certo, não morreria. Nem sempre foi assim fisicamente e
homens tem infligido punição para não culpados, mas espiritualmente Deus o
garante. Vejam que estas penas que passavam do pai para o filho não eram dadas por
Deus, mas sim pelos homens.
E quanto ao ponto de Deus “se vingar” que Nosso Amigo citou? É
evidente que ele propositalmente distorceu o sentido do texto. O texto não diz
nada sobre vingança. Se olharem no dicionário o termo “visitar”, em um de seus
significados, significa “fiscalizar”, ou seja, Deus “fica de olho” nos filhos
daqueles que deixam de O adorar. Vejam que o contexto é de Deus falando sobre a
adoração a falsos deuses e que isto é uma das coisas que mais O aborrece. Deus
não está punindo aos filhos pelos erros dos pais, mas também não interfere nas
consequências de seus atos. Vamos citar como exemplos que: 1. em um casal de
fumantes há uma grande possibilidade de que seus filhos apresentem problemas de
saúde; 2. quando os pais bebem há uma grande tendência dos filhos também beberem.
Já ouviram com certeza a expressão “tal pai, tal filho” ou “filho de peixe,
peixinho é”, não é? Pois bem, é isso que ocorre. Mas Deus também pode
interferir a favor daqueles que o buscam, assim, em uma família onde os mais
velhos tem graves problemas de visão, pudemos ter duas filhas sem problema de
vista. Em famílias onde a hereditariedade é uma questão certa, vemos Deus
agindo e interferindo em favor de nossos filhos.
Para encerrar, certos de que o entendimento sobre estes textos
serem contraditórios foi desfeito, quero pedir-lhes que vejam mais atentamente
as consequências de seus atos. Quando você peca não está trazendo consequências
apenas para você, mas também para outras pessoas. Quando um casal se separa os
filhos também sofrem as consequências (em vários casos até mais que o casal).
Quando você usa drogas a família e a sociedade sofrem as consequências. Quando
você infringe as leis de Deus haverá castigos para você, mas as consequências
atingirão também à outras pessoas.
“Acaso, tenho eu prazer na morte do
perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos
seus caminhos e viva?”
(Ez 18:23).
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Licenciado
em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.
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