sexta-feira, 28 de outubro de 2016

« Contradições nas Escrituras Sagradas? » (28 de outubro de 2016)

- Erro em lista?

Continuando sobre as contradições apontadas, na sequência que estão escritas, vamos ver o que foi dito sobre lista de nomes divergentes:
“São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2a). [os quais vieram com Zorobabel, Jesua, Neemias, Seraías, Reelaías, Mordecai, Bilsã, Mispar, Bigvai, Reum e Baaná.]”.
“São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7a). [os quais vieram com Zorobabel, Jesua, Neemias, Azarias, Raamias, Naamani, Mordecai, Bilsã, Misperete, Bigvai, Neum e Baaná.]”.


(Esdras 2:3 & Neemias 7:8) Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para cada família: 14 deles discordam. [Ed 2:3 - os filhos de Parós, dois mil cento e setenta e dois.] & [Ne 7:8 - foram os filhos de Parós, dois mil cento e setenta e dois.]

Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos versículos citados como defesa de sua tese.

O que digo? Este é mais um ponto onde o que prevalece é o tempo e posição de cada escritor. Vejam que os dois estão realmente falando do mesmo evento e, conforme pode ser conferido em Esdras 2:64 e Neemias 7:66, os dois escritores concordam na quantidade de pessoas que vieram com Zorobabel para Jerusalém, e percebam que foram bem mais que 10 ou 11. A lista inicial é apenas um destaque daqueles que para os escritores foram mais importantes ou mais conhecidos. Vejam que enquanto o escritor do livro de Neemias dá destaque para a família citando, por exemplo, Azarias, o escritor do livro de Esdras dá destaque a pessoa que ele acreditou ter “participação” mais ativa, citando o filho de Azarias, Seraías. Aparentemente a uma grande diferença de idade entre os dois escritores já que um parece conhecer melhor os mais idosos, os dando destaque, enquanto o outro dá destaque aos mais jovens. É possível que o escritor do livro de Esdras não chegou a conhecer bem o Naamani, e por isso não o citou. Isso não quer dizer que ele não estivesse presente, apenas não o foi dado destaque por um dos escritores, sendo ele contado juntamente com os outros 42.350. O fato de ser citado no livro de Neemias talvez esteja ligado ao significado de seu nome: misericordioso, compassivo. O escritor deste livro o conhecia, conhecia suas ações e fez questão de lhe dar um lugar de honra. Que isto nos seja por lição: darmos valor devido àqueles que agem compassivamente, pois todos devíamos agir assim, como escreveu o Apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios 4:32: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.

P.S.: Fiz um acréscimo do outro ponto nesta mesma postagem porque a explicação para o texto é a mesma. Se os números em “14 famílias” fossem diferentes então o total não seria igual, mas isso não ocorre, como explicado acima.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5:7).
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Licenciado em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.

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