domingo, 23 de julho de 2023

📘 Moisés, o gago? 📖

 » Out of Series (23 de julho de 2023)

Frequentemente encontramos pessoas defendendo que Moisés era gago. Isto até mesmo aparece em algumas poucas traduções da Bíblia. Mas será que ele realmente tinha problema de gagueira? Vamos, neste texto, mostrar os argumentos usados, nos aprofundarmos um pouco mais no texto que gerou essa questão e analisarmos todo o seu contexto.

....

Texto base – Êxodo 4:10-12 – “Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” [ARA]


Por que se usa texto para dizer que Moisés era gago?

Se usa este texto para dizer que Moisés era gago por dois motivos:

a. Moisés diz ser “pesado de boca e de língua”;

b. Deus responde citando problemas físicos, a saber, mudez, surdez e cegueira;

Desta forma, é de entendimento generalizado, que Moisés era gago.


Mas, o que é a gagueira e como ela acomete?

A gagueira não é uma doença, mas um sintoma. “É uma interrupção na fluência verbal caracterizada por repetições ou prolongamentos, audíveis ou não, ... Essas vacilações na fala não são prontamente controláveis e podem ser acompanhadas por outros movimentos e por emoções de natureza negativa, tais como medo, embaraço ou irritação (Wingate, 1964)” [Fontes no final da postagem]. A pessoa gaga sabe perfeitamente o que quer dizer e conhece bem as palavras, mas não consegue ajustar o tempo e duração dos sons ao externar os pensamentos na forma dos signos.

As formas de gagueira são as:

• Desenvolvida – Surge antes da puberdade, geralmente entre dois e cinco anos de idade, provavelmente causado por problema psicomotor, que pode ser genético ou danos causados ao nascer ou crescer;

• Nervosa – Surge em momentos de estresse ou nervosismo, mas em geral não é persistente, só ocorrendo em situações específicas. Às vezes ocorre em indivíduos não gagos em momentos de articulação e verbalização de pensamentos;

• Neurogênica – Surge, geralmente, após AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou alguma lesão no sistema nervoso central. Impacta principalmente nos mais velhos, mas pode surgir após a puberdade sendo mais frequente em indivíduos após os 40 anos;

• Psicológica (ou psicogênica) – Surge em adultos após um trauma psicológico.

Não consideraremos em nossa análise as gagueiras medicamentosas e simuladas por motivos óbvios.


 ---------- Outras postagens para sua leitura - 

Religiosidade não é o problema

Argumentação - a base da filosofia

Os Dez Mandamentos, na interpretação de Jesus - O 1º mandamento

Afinal, o que se tem que fazer para ter a vida eterna?


Analisando em quais dos casos acima Moisés se enquadraria

Devido à falta de outros textos que mesmo confirme que Moisés seria gago seria complicado dizer em quais destes casos ele estaria enquadrado.

Entretanto não há relato sobre ele ser gago desde criança.

A primeira fala dele que aparece descrita na Bíblia é dele já adulto e não releva ou se sinaliza que tivesse este problema. Esta fala também é no dia posterior a ter cometido assassinato e ocultação do cadáver, o que me leva a crer que ele não seria afetado de gagueira devido a um trauma psicológico.

Só nos restaria então, a gagueira neurogênica, mas não há menção de ele ter sofrido uma lesão séria do sistema nervoso central, afinal, ele com oitenta anos, ainda estava pastoreando ovelhas, que necessitava por vezes, de caminhar grandes distâncias e, como na ocasião, subir em montes.

Também não me parece que alguém instruído para liderar no país com maior ciência da época e contato com a alta corte egípcia, iria ficar nervoso ao falar ao público ou com autoridades.

 

É estranho, pois...

Para mim é bastante estranho ter sido escolhido a gagueira, pois a outros problemas físicos que poderiam ocorrer e seriam mais adequados ao termo, por exemplo:

- Afasia: que é uma condição que afeta a capacidade de compreender e expressar a linguagem. Pode ocorrer devido a danos cerebrais causados por acidente vascular cerebral (AVC), tumor no hemisfério esquerdo, lesões na cabeça, infecções cerebrais ou doenças neurodegenerativas;

- Anquiloglossia: também conhecido como “língua-presa”. É uma anomalia oral congênita incomum (um freio lingual curto) que interfere no movimento normal da língua que pode causar dificuldade na amamentação e na articulação da fala;

- Apraxia: É uma desordem neuromuscular em que os sinais enviados pelo cérebro para os músculos responsáveis pela fala são interrompidos. Isso pode resultar em dificuldades na produção precisa dos sons da fala, podendo arrastar palavras ou distorcer os sons;

- Disartria: É uma condição em que os músculos envolvidos na produção da fala ficam enfraquecidos ou descoordenados. Isso pode resultar em fala arrastada, imprecisa ou difícil de entender e pode ser causa por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica;

E, mesmo não mencionando aqui outros problemas como o lábio leporino ou a condição do fanho, há uma grande variedade de casos que se encaixariam. Então, será que foi escolhido a condição de gagueira por ser uma condição mais geral ou esse termo (gagueira) se enquadraria para quaisquer dos problemas citados acima?

E por que não entender a expressão como não sendo um problema físico-neurológico, mas uma condição de sua personalidade?

 

Outros textos bíblicos que trazem o termo

Busquei na própria Escritura outros textos que trazem o termo pois, na boa hermenêutica, a Bíblia deve interpretar a Bíblia, por isso, o primeiro passo é buscar outros textos que confirmam ou nos ajudam a melhor elucidar o texto dentro da própria Escritura. Assim encontramos apenas mais três referências e um deles é suficiente para nos ajudar a entender. As três referências, são: Isaías 28:9-11, Isaías 32:4 e Marcos 7:31-35.

Destes, o segundo está em outro contexto. O terceiro mostra a cura de um gago surdo (várias versões traduziram “gago” por “que falava com dificuldade”, o que pode ser apenas um problema decorrente da surdez, pois pessoas surdas de nascença ou quando muito novas, enquanto estão aprendendo a falar, não desenvolvem corretamente a fala) enquanto o primeiro (Isaías 28:9-13) está em um contexto semelhante ao aplicado aqui. Peço que o leiam em suas Bíblias.

 

Analisando mais profundamente o texto e contexto

Vamos primeiro tomar todas as falas de Moisés nesta conversa com Deus, antes dele dizer que era “pesado de boca e de língua”:

1.    “Eis-me aqui!” [Êx. 3:4]

2.    “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” [Ex. 3:11]

3.    “Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?” [Ex. 3:13]

4.    “Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu.” [Ex. 4:1]

5.    “Um bordão” [Ex. 4:2]

Depois de todas essas falas será que Deus não teria notado uma gagueira ou um problema físico qualquer em Moisés?

No caso de ser um problema físico, seria conhecido ao menos de algumas pessoas no Egito, e sua cura seria mais uma comprovação de que ele estivera com Deus, mas, se for um problema de personalidade, aí seria outra conversa. Uma cura física é sempre mais fácil de ser comprovada que uma mudança na forma de agir, sendo, esta, motivo para uma dúvida constante daqueles que não estão abertos a aceitarem que certas mudanças podem ocorrer.

Então, diante do texto chave, como podemos entendê-lo, para que seja coerente?

Deus estava dando a Moisés uma missão difícil. Não seria nada fácil fazer o Faraó liberar tão grande força de trabalho. Moisés, já tinha oitenta anos (exatos ou aproximados), ou seja, já estava no terço final de sua vida. Seria mais ou menos como alguém hoje com idade aproximada de sessenta anos. Além disso havia cometido um crime de assassinato naquelas terras, o que podia lhe gerar, como acontecera antes, alguns empecilhos. Ele tinha motivos para tentar se esquivar da tarefa. Com muito menos dificuldades fazemos o mesmo hoje.

Então Moisés começa a colocar dificuldades para não aceitar a missão: “Quem sou eu pra ser recebido pelo Faraó?”, “Porque o Faraó me daria ouvidos?”, “Não tenho nenhuma força para o convencer”, “o povo não me deu ouvido antes, porque me daria agora?”, “Porque acreditariam em mim agora?”, “Como saberão qual deus me apareceu se nem sabemos Teu nome?”, “Não acreditarão em minhas palavras”, “Não crerão nessas promessas”, mas, depois de todos os sinais que Deus faria por intermédio dele, não havia muito o que pudesse dizer para se esquivar da missão, então, chegamos ao ponto central desta postagem: “... Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.” [Ex 4:10].

Se fosse um problema físico Deus simplesmente o teria curado, não? Como já dissemos, seria uma prova a mais de que ele realmente estivera com Deus, pois ele era conhecido de algumas pessoas por lá.

Vejamos: eloquente, segundo o Dicionário Houaiss, é alguém que é persuasivo, convincente, claro que isto por meio de argumentos; da oratória. Mesmo que ele fosse gago, não seria motivo, então, para dizer que não tinha eloquência. Vamos fazer uma pausa aqui para mostrar que não seria um problema e voltamos mais a frente para dar continuidade.

 

Gagos famosos

Quero lhes trazer uma pequena lista de pessoas famosas e que são (ou foram) gagas e que talvez você nem soubesse disso, apesar que, acredito, você conheça a maioria, senão todos:

• James Earl Jones - famoso por ser voz de Darth Vader e de Mufasa, pai de Simba na animação Rei Leão;

• Emily Blunt - atriz que ficou famosa em seu papel no filme “O diabo veste prada” e “Um lugar silencioso”;

• Marilyn Monroe - atriz, modelo e cantora norte-americana que dispensa apresentações;

• Joe Biden - atual presidente dos EUA;

• Bruce Willis - Ator conhecido por seus papéis em filmes de ação como "Duro de Matar";

• Julia Roberts - Atriz vencedora do Oscar, famosa por filmes como "Uma Linda Mulher";

• Ed Sheeran - Cantor e compositor britânico de grande sucesso, ficou gago após um erro em um tratamento ainda quando criança;

• Malin Åkerman – atriz conhecida por seu papel como Laurie Juspeczyk / Espectral II em Watchmen;

• Elvis Presley – cantor que também não precisa de apresentações;

• Demóstenes - entrou para a história como o maior dos oradores gregos;

Evitamos listar aqueles que superaram suas dificuldades na fala antes de iniciarem suas carreiras que os tornaram conhecidos.

 

Retornando ao ponto principal

Como pode ser visto na lista acima, e ainda naqueles que não foram incluídos, mesmo sem a intervenção divina, a gagueira não seria necessariamente um empecilho e, usar uma possível deficiência como desculpa logo após Deus ter feito os sinais que acabara de fazer não seria muito sábio, pois uma cura podia ser prontamente realizada. E me é estranho que ele tenha construído tal frase: “não sou eloquente porque sou gago”, visto que, hoje sabemos, o maior orador de todos os tempos o foi.

Depois de ter conversado com Deus será que Ele não teria notado tal deficiência? Ou será que seria preciso ele dizer a Deus que tinha tal problema?

Além disso me pergunto por que tal feito realizado por alguém com tal deficiência não foi mencionado ou explorado em nenhum outro ponto das Escrituras, ao contrário, lemos no discurso de Estevão, mais especificamente na parte descrita em Atos 7:22: “E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras.” (grifo nosso).

Assim, apesar de a princípio a resposta de Deus dar a entender que seria um problema físico, sua resposta seria melhor entendida sendo algo como: “Moisés, não estou entendendo onde você quer chegar. Sou eu que faço o que fala, e o mudo, e o surdo, e o cego”, e conclui, “eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” [Ex. 4:11], mostrando que não era um problema físico, mas um problema de sua personalidade. No entanto ainda houve resistência por parte de Moisés: “Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.” [Ex. 4:13], ao que segue: “Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; ... eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer.” [Ex 4:14-15].

 

Conclusão

Em meu entender Moisés não era gago ou sofria de quaisquer problemas em sua fala, mas, tentou usar sua personalidade ou o fato dele ser muito direto em suas palavras, que falava sem rodeios ou floreios, e que com isso não conseguia cativar ou atrair seguidores. Desta forma tentou se esquivar da responsabilidade.

Esperamos ainda que a mensagem desta passagem nos sirva de lição e paremos de inventar desculpas para não fazermos as vontades de Deus.

O aguardamos nas próximas postagens.

" Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão." (Hb. 11:24-26).

DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!

Ozires de Beserra da Silva

Técnico em Informática, Graduado em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.


Link de nosso canal no Telegram: https://t.me/Canal_SePaDe, no Facebook: https://www.facebook.com/SemeandoPalavraDeus e COS.TV em https://cos.tv/account/register?invite_code=GD8RU

Se gosta de nosso trabalho você pode nos ajudar financeiramente comprando os livros indicados nas postagens ou doando qualquer valor para o PIX: blogsepade@gmail.com


Fontes:

- 21 gagos famosos. Disponível em: https://www.deficienteciente.com.br/15-gagos-famosos.html. Acesso em: 19/09/2022;

- ANTONIO, Rosa Maria Rodriguez. Apraxia da fala: o que é, sintomas, causas e tratamento. Disponível em: https://www.tuasaude.com/apraxia-da-fala/. Acesso em: 02 de julho de 2023;

- ANTONIO, Rosa Maria Rodriguez. Disartria: o que é, tipos e tratamento. Disponível em: https://www.tuasaude.com/o-que-e-disartria/. Acesso em: 02 de julho de 2023;

- BECKER, Sara & Mendez, Magda D. Anquiloglossia. Disponível em: https://www-ncbi-nlm-nih-gov.translate.goog/books/NBK482295/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc. Acesso em 02 de julho de 2023;

- Demóstenes, o grande orador gago. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/demostenes-grande-orador-gago/. Acesso em: 03 de julho de 2023;

- Gagueira. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gagueira/#:~:text=Gagueira%20%C3%A9%20um%20dist%C3%BArbio%20neurobiol%C3%B3gico,que%20comprometem%20a%20flu%C3%AAncia%20verbal.. Acesso em: 11/09/2022;

- Gagueira Neurogênica. Disponível em: https://e-gagueira.com.br/gagueira-neurogenica. Acesso em: 13/09/2022;

- O que causa a gagueira? Disponível em: https://gagueira.org.br/gagueira-etiologia/o-que-causa-a-gagueira. Acesso em: 11/09/2022;

-RAMIREZ, Dr. Gonzalo. Afasia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento. Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-ajudar-alguem-com-dificuldade-em-se-comunicar/. Acesso em: 02 de julho de 2023;

- Tratamento psicológico. Disponível em: https://gagueira.org.br/gagueira-tratamentos/tratamento-psicologico#:~:text=17%2F04%2F2020&text=1)%20A%20gagueira%20%C3%A9%20psicol%C3%B3gica,psicol%C3%B3gico%2C%20tal%20concep%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20inadequada