domingo, 13 de dezembro de 2015

.: Contradições nas Escrituras Sagradas?:. (13 de dezembro de 2015)

- Nós temos que amar ou temer a Deus?

Continuando sobre as contradições apontadas, na sequência que estão escritas, vamos ver o que foi dito sobre que nós temos de amar ou temer a Deus:
“Nós temos que amar a Deus (Deuteronômio 6:5)(Mateus 22:37). [Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.][Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.]”
“Nós temos que temer a Deus (Deuteronômio 6:13)(I Pedro 2:17). [O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás.][Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.]”
Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos versículos citados como defesa de sua tese.

O que digo? Esta é bastante interessante. Gostaria de começar lhes fazendo algumas perguntas:
           1.    Você ama a Deus?
           2.    Porquê?
           3.    Como?
           A.    Você teme a Deus?
           B.    Porquê?
Bem, se vocês conseguirem responder essas perguntas a contradição aparente que existe nestas passagens será respondida. Espero em Deus que este texto lhe ajude a se aproximar mais d’Ele e a entende-Lo melhor.
As Escrituras Sagradas nos diz que: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” [I Jo 4:8], “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” [I Jo 2:3-4] e “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!” [Dt 5:29]. O que estes textos nos dizem é que se alguém diz que ama, tem que conhecer a Deus, pois Ele é o próprio amor. Aquele que diz que ama deve guardar os mandamentos de Deus, de outra forma é mentiroso. Então se amamos, conhecemos a Deus e guardamos seus mandamentos. Sendo assim O tememos e amamos. Assim para responder diretamente à pergunta que abre esta postagem: as duas coisas. Ou seja, nossa pergunta 1. e A. deve ter “sim” como resposta. Temos que amar e temer a Deus. E isto não é contraditório. Vamos ver, no Dicio: Dicionário Online de Português, o que significa a palavra “temor”:
Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror: viver no temor da miséria, da velhice, da morte.
Sentimento de respeito profundo ou de reverência por: temor a Deus.
Figurado. Algo ou alguém que provoca medo, terror: o pirata era o temor dos mares.
Sensação de instabilidade, de ameaça ou de dúvida: no emprego, vive em temor frequente.
Demonstração de rigor e pontualidade: cumpria com temor suas obrigações.
(Disponível em: <http://www.dicio.com.br/temor/>. Acesso em: 01 de dezembro de 2015)
Como podemos verificar a palavra “temor” quando se refere a Deus está ligada a “respeito profundo” e a “reverência” e não a “medo”. Isso é comprovado também na Bíblia. Vamos dar uma olhada em dois textos:
Temor quando significa medo: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” [Sl 27:1, grifos nosso];
Temor quando não significa medo: “Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.” [Ex 20:20, grifos nosso];
Vejam que, neste segundo texto, Moisés diz que o povo não tivesse medo (texto sublinhado), e depois dizer que era para ter medo, não faz nenhum sentido. Então esse temor não poderia ser medo.
Você até pode associar o temor ao Senhor com medo, mas não medo d’Ele; deve ser ao medo de nos distanciarmos d’Ele devido ao pecado e medo das consequências que o pecado nos traz. A muitos textos na Bíblia onde a palavra “temor” é usada. Vou deixar alguns onde esta palavra é usada para identificar o profundo respeito e reverência que devemos a Deus: Gn. 22:12; Ex. 1:17; Js. 24:14-15; I Sm. 12:24; II Rs. 17:7, 28-41; II Cr. 19:9; Ne. 1:11; Jó 15:4-6; Jó 28:28; Sl. 15; Sl. 25:12-14; Sl. 33:18; Sl. 34; Sl. 66:16; Sl. 86:11; Sl. 103:11; Sl. 111:5, 10; Sl. 112:1; Sl. 115:11; Sl. 145:19; Pv. 1:7; Pv. 8:13; Pv. 9:10; Pv. 10:27; Pv. 14:2, 26-27; Pv. 15:33; Pv. 16:6; Pv. 19:23; Pv. 23:17; Is. 11:1-4; Is. 33:6; Jr. 2:19; Jr. 32:40; Ml. 4:1-4; At. 2:41-44; At. 9:31; Rm. 3:9-20; Rm. 13:5-7; II Co. 5:11; II Co. 7:1; Ef. 5:15-21; Hb. 12:28; I Pe. 1:13-21; I Pe. 3:1-2, 13-17; Jd. 1:20-23.
Para que tenham uma melhor ideia de como é este temor vamos ver os textos a seguir. “Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus. Guarda os mandamentos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres; ...” [Dt. 8:5-6] e “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.” [Sl. 103:13]. Vejam que o temor ao Senhor está sendo colocado como o do relacionamento entre pai e filho. Se o relacionamento entre eles (pai e filho) for saudável, como se espera que seja, o filho não tem medo do pai, mas o teme; e esse temor é na verdade um grande respeito e, se houver medo, é da repreensão, não apenas pelo castigo em si, mas por macular esse relacionamento. Assim como o filho teme ao seu pai terreno, o respeita e o ama de forma inexplicável, também temos que ter este temor por nosso Pai Celestial. Acredito que esta comparação dada pela própria Escritura é suficiente para entendermos este assunto.
Para concluir quero lhes citar o texto de Ec. 12:13-14: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”. Assim, este texto nos traz um grande alerta: Suas obras terão consequências, hoje e futuramente, sejam elas boas ou más.
Que Deus nos ajude a entendermos o temor do Senhor e assim achemos conhecimento n’Ele [Pv 2:1-5].
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Concluinte do Curso de Licenciatura em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.


PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário