terça-feira, 1 de dezembro de 2015

.: Contradições nas Escrituras Sagradas?:. (01 de dezembro de 2015)


- A Bíblia se contradiz quanto ao lugar da morte de Arão?
Continuando sobre as contradições apontadas, na sequência que estão escritas, vamos ver o que foi dito sobre o lugar da morte de Arão:
“Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38). [Então Aarão, o sacerdote, subiu ao monte de Hor, conforme ao mandado do SENHOR; e morreu ali no quinto mês do ano quadragésimo da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro [ dia ] do mês.]” {Versão CNBB – Conferência Nacional de Bispos do Brasil}
“Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os israelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7). [Os israelitas partiram dos poços de Benê-Jacã para Mosera. Ali morreu Aarão e foi enterrado. Eleazar, seu filho, exerceu o sacerdócio no lugar dele. Dali partiram para Gadgad, e de Gadgad para Jetebata, região rica em água.]” {CNBB}
“Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor. (Deuteronômio 32:50) [Morrerás neste monte que vais subir e serás reunido aos teus antepassados, como teu irmão Aarão que morreu no monte Hor e ali se reuniu aos seus.]” {CNBB}
Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos versículos citados como defesa de sua tese.
O que digo? Os dois textos estão certos e não há nenhuma contradição neles. Acontece que o monte Hor fica na região de Mosera (ou Moserá, ou ainda, Moserote, dependendo da versão). Isso mesmo. Para exemplificar melhor é como dizer em um lugar que foi a Pedra da Boca e em outro dizer que foi em Araruna e alguém achar que você não podia estar nos dois lugares de uma só vez. Os lugares que eles passaram podem seguir a mesma ideia ou apenas mencionar lugares diferentes no mesmo caminho. Podemos dizer que saindo de João Pessoa para Araruna passamos em Sapé e Guarabira ou dizer que passamos em Mari e Pirpirituba. O uso de um e outro vai depender do que se quer transmitir no momento e, nos dois casos, não quer dizer que não tivemos que passar no anterior só porque não o citamos.
Também pode acontecer de os lugares citados serem pontos específicos dentro de uma localidade ou região. Segundo pesquisas diversas (as quais não citarei fontes, algumas por não as ter, e outras por não serem bem específicas; mas qualquer um dos leitores pode fazer a procura na internet), Gadgad (ou Gudgoda, ou ainda, Gud-Goda) podia ser um monte, uma cova, uma caverna ou mesmo um cemitério, e o nome Jetebata (ou Jotbatá), como o próprio texto afirma, significa: ribeiro de águas. Portanto podem ser regiões, ou locais específicos dentro de uma região. Mas, como já disse, isso não quer dizer que haja contradições no Texto Sagrado.
O importante destes textos é sabermos que o povo de Israel passou por lugares inóspitos em sua caminhada no deserto, mas que, logo depois encontrou, neste mesmo deserto, refrigério em outras localidades. Assim também é nossa caminhada nesta vida. Temos momentos de sofrimentos, mas Deus sempre nos conduz para lugares de refrigério. A grande questão é: Você está sendo guiado por Deus?
Se você não confiar em Deus pode ser que você nunca saia da escravidão, e mesmo que sua vida pareça ser boa, no final você estará no mesmo lugar. Não terá partido rumo a Terra Prometida. E se Deus não estiver indo a sua frente, lhe mostrando por onde seguir, você se perderá no deserto. E para chegar ao lugar prometido é necessário seguir e caminhar em Cristo. E mesmo que passemos por tribulações (e isso é certo [Jo. 16:33]), seremos guiados para lugares de refrigério, para junto de águas tranquilas [Sl. 23:2 {ARC}], e para onde flui o rio da água da vida [Ap. 22]. Aleluia!
Peço a Deus que nos mostre as correntes que nos mantém prisioneiros e nos liberte em seu Filho, Jesus Cristo, pois, só assim, verdadeiramente seremos livres [Jo 8:36].
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Concluinte do Curso de Licenciatura em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.
PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário