quarta-feira, 22 de julho de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (22 de Julho de 2015)


- A Bíblia se contradiz quanto a época em que foram “distribuídos” os idiomas?

Continuando sobre as contradições apontadas, na sequência que estão escritas, vamos ver o que foi dito sobre a época em que foram “distribuídos” os idiomas:
“Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9). [Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. … e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela.]”
“Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5) [Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações.]”
Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos versículos citados como defesa de sua tese.
O que digo? Primeiro quero dizer que os livros da Bíblia não estão dispostos em ordem cronológica. Mesmo algumas partes dentro do mesmo livro, especialmente quando se compara textos com as genealogias. Os finais das genealogias não estão cronologicamente ligados ao(s) capitulo(s) seguinte(s). Se você ler Gn. 7, vai perceber que ele não é exatamente cronológico. No v. 6 “Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.” e, depois, no v. 7, “Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.”. Acredito que ninguém tenha problema em ver que a ordem das palavras, que narram os acontecimentos, não é cronológica. Será muito menos quando compararmos passagens com os textos das genealogias.
O que está escrito em Gn. 11 provavelmente ocorreu na época de Gn. 10:25. Então, quando se chegou em Gn. 10:5, 20, 31 e 32, Gn. 11 já havia ocorrido a algumas poucas centenas de anos. Tempo suficiente para existirem nações em seus respectivos lugares, conforme está escrito.
Pelas próprias palavras de Jesus: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.” [Mt. 10:29-30] (grifo nosso). Se coisas tão “banais” como essas estão dentro dos cuidados de Deus, imagine as coisas mais expressivas, inclusive Sua Palavra.
Peço a Deus que nos guarde, a nós, e nossa descendência e que Sua Palavra possa nos guiar pelo caminho eterno, Jesus.
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Concluinte do Curso de Licenciatura em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário