segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (26 de Janeiro de 2015)


- O que posso ou não fazer, como Filho de Deus?

Esta pergunta nos foi feita pessoalmente após uma de nossas postagens. Quero dizer que fiquei muito feliz. Saber que estas simples mensagens estão sendo usadas por Deus para transmitir Sua verdade. Mas vamos a questão.
O texto que gerou esta pergunta está em 1 Coríntios 6:12. Dividirei o texto em duas partes.
Parte 1: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. ...”.
Para esta primeira parte, quero mostrar, na imagem abaixo, um exemplo recente.


Qual o motivo de toda essa polêmica? Caso fosse um lutador, cantor, ator, político, trabalhador, estudante, teria alguma repercussão?
Posso arriscar dizer que não, pois essa atitude e pensamento é comum a todo ser humano e tida como “normal”.
Todo problema aconteceu porque quem disse as coisas foi alguém (o Papa) que toma uma posição de representar alguém (Deus) que não falaria algo deste tipo.
O Papa pode dizer ou fazer algo deste tipo? Sim, é tanto que o disse. Mas não devia tê-lo dito. Não foi conveniente e, com isso, causou escândalo ao nome de Deus.
Espero que esteja me fazendo entender. Se você se diz filho de Deus, você está assumindo a responsabilidade de O representar. Todas as ideias e ações de Jesus Cristo terão que ser vistas em você. Por esse motivo o Apostolo Paulo disse, em 1 Co. 11:1: “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” E, abrindo um parêntese, quero deixar “um conselho” de Jesus, que está em Mateus 18:7, parte final do versículo: “...mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” (Versão da Bíblia Corrida Fiel).
Como você pode ver a responsabilidade daqueles que se dizem Servos de Deus é muito grande e precisamos, a todo tempo, pedir misericórdia a Deus que é a causa de não sermos consumidos (Lamentações 3:22 versão Corrigida Fiel).
Trazendo um pouco mais de responsabilidade para nós entramos na parte 2 do texto 1 Co. 6:12:
“Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”
O que vemos nesta parte do texto é que mesmo aquelas coisas que devemos fazer, não podem, de forma alguma, tomar nosso tempo mais que o necessário. Não se deixar dominar por coisa alguma. A responsabilidade é sua. O que está dominando seus pensamentos? Em que você tem gastado seu tempo? Em que você está dispondo suas forças?
Repetirei, com um texto bíblico, algo que disse em outras postagens:
“...onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mateus 6:21

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (21 de Janeiro de 2015)


- Porque isso está acontecendo comigo?

Tinha outras ideias para esta postagem, mas devido a alguns fatos recentes, creio que alguns amigos e irmãos estão fazendo esta pergunta, então resolvi divagar um pouco sobre ela.

Quero começar lhe deixando algumas palavras de conforto. Saiba que "...todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus..." (Romanos 8:28) e que nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado (Jó 42:1-2). que Deus irá providenciar tudo que lhe for necessário (Salmos 127:2 e Mateus 6:26) e, conforme disse o Salmista: "Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão." (Salmos 37:25). Portanto, quando as coisas começarem (e se começarem) a ficarem difíceis, ouça a resposta do próprio Jesus: "E..., tendo ouvido estas palavras, disse ...: Não temas, crê somente." (Marcos 5:36)

Quero dizer ainda que todas as coisas acontecem por um motivo e, creia, que acontecem no momento certo. Por favor leia Eclesiastes 3:1-8.

Sua vida pode estar precisando de ajustes. Algumas coisas tem que ser resolvidas. Outras melhor administradas. Você está precisando pôr suas ideias em dia. Reveja suas promessas e seus planos, os quais você não cumpriu. Quanto você está se esforçando? Você tem que definir suas prioridades e torço para que esta seja Deus.

Quero ainda lhe deixar uma promessa de Deus para o incentivar nesta direção: 

"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6:31-33

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (14 de Janeiro de 2015)


- Não posso "Nascer de novo" e continuar vivendo da mesma forma que antes?

Estávamos conversando, um grupo de pessoas, quando surgiu o assunto da mudança de atitudes das pessoas que aceitaram a Jesus Cristo verdadeiramente. Disse que isso era o comum e fazia parte do processo do Novo nascimento. Uma das pessoas que estava no grupo fez a pergunta da abertura complementando que "tinha se convertido verdadeiramente e que continuava a fazer as mesmas coisas que fazia antes". Lhes convidei a lerem, comigo, o texto da Bíblia que se encontra no Evangelho de João 3:1-21. Lemos então o relato do encontro de um homem importante na sociedade onde vivia, conhecedor das Leis e das Escrituras, com Jesus. Podemos dizer que era uma pessoa religiosa e de conduta exemplar, pois foi chamado de príncipe dos judeus (versículo 1) e mestre de Israel (v. 10).
No entanto Jesus lhe disse "...que aquele que não nascer de novo, ...não pode entrar no reino de Deus" (v. 3 e 5).
Então, o que Jesus lhe disse, foi que o que ele estava fazendo até o momento não lhe levaria ao céu. Ser religioso, estar na igreja, ensinar sobre a Lei de Deus; nada disso servirá se seu coração estiver no lugar errado.
Neste mesmo texto da Bíblia Jesus deixa claro que o primeiro nascimento é da carne e portanto só fazemos coisas da carne. O novo nascimento é do espírito e portanto temos que passar a fazer coisas espirituais.

Espero que entendam que não é possível nascer de novo e ficar fazendo as coisas da mesma forma que fazíamos antes. Nosso coração não estava no lugar certo. Também muitas coisas que fazíamos antes não mais convém fazermos.

Desejo que todos possam seguir o que o Apóstolo Paulo escreveu em Romanos 12:2: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Visitem nosso blog: www.sepade.blogspot.com.br

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (06 de Janeiro de 2015)


- Qual o sentido da vida?

Essa pergunta já foi feita por muitas pessoas em todos os tempos e, se você ainda não sabe a resposta, precisa, urgentemente, conhecer a DEUS profundamente.

domingo, 4 de janeiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (04 de Janeiro de 2015)


- E essa história da volta de Cristo?

Essa pergunta me foi feita quando estava evangelizando um sr., de idade já avançada. Em determinada hora ele me fez essa pergunta justificando que "já fui menino, e hoje estou velho, e até agora nada, e olhe que desde a escritura da Bíblia que dizem que está perto". Lhe expliquei que a volta de Cristo é certa e que ocorrerá no tempo determinado por Deus. Também lhe disse que Deus atemporal, ou seja, que não se limita ao nosso tempo, e que, conforme as Escrituras "...que ... para o Senhor..., ...mil anos como um dia." (II Pe. 03:08). O questionei então se ele viveria mais 50 ou 100 anos, e como resposta me disse que não. Então lhe disse que as pessoas esquecem de um ponto fundamental, mesmo que Cristo não venha nos encontrar nos próximos 100 anos, uma coisa é certa, nós iremos o encontrar.
Parafraseando um pouco uma frase que li a algum tempo:
"Viva o dia de hoje como se seu encontro com Cristo seja amanhã!"

sábado, 3 de janeiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (03 de Janeiro de 2015)


- Porquê a maioria das pessoas que diz que serve a Deus, nem sabe a que Deus serve?

Em viagem de ônibus, sentados a poucas poltronas atrás da que eu estava, vinham dois homens conversando, e em determinado ponto da conversa surgiu esse questionamento de um para com o outro.

Não fazia parte da conversa, mas fiquei pensando na pergunta e não obtive nenhuma resposta satisfatória. Só posso então orar para que neste ano os que se dizem servos do Deus Altíssimo possam dizer como disse Jó: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem." Jó 42:05

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (02 de Janeiro de 2015)



- E se você estiver errado e o céu e o inferno existir. O que será de você?

Fiz esta pergunta a um grupo de amigos após um deles dizer que não acreditava na existência de céu e inferno.

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (01 de Janeiro de 2015)


Para iniciar esta série vamos de um diálogo que tive com um amigo.

- Você pode provar que Deus existe?

A esta pergunta me feita por meu amigo respondi:- Mais do que você pode provar que Ele não existe.

Inaugurando o Blog com a introdução para uma nova série de postagens...


Em 2014 coloquei várias mensagens intituladas "Temos visto e ouvido tantas coisas ultimamente que não têm como ficarmos felizes", de cunho social e político. Nesta ano de 2015 começarei uma série diferente, inspirado por uma mensagem incrível do Pr. Anderson, da Igreja Congregacional do Bessa, "Uma pergunta pode mudar uma história". Será com temas mais abrangentes, inclusive "religioso".
Em alguns momentos farei apenas uma pergunta; em outras contarei histórias que aconteceram comigo, ouvi, ou mesmo que criei. Espero que estas perguntas possam mudar positivamente a sua vida.

Feliz 2015 para todos!