terça-feira, 8 de agosto de 2017

« Sobre a morte de Judas Iscariotes »

» Série: Aparentes Contradições da Bíblia (08 de agosto de 2017)
“Judas morreu...
... enforcado ...
(Mt 27:5) Então ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.

... ou foi morto por Deus?
(At 1:18) Ora, este [Judas Escariotes] adquiriu um campo com a recompensa da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.”

Obs.: O texto entre as aspas foi transcrito conforme escrito e o texto entre colchetes eu incluí, sendo, estes, os textos referentes aos versículos citados como defesa de sua tese.

O que digo? Nosso Amigo abre seu questionamento fazendo uma atribuição equivocada do texto de Atos. O texto não diz que Deus matou a Judas. Nosso Amigo fez essa suposição pois achou que só um ato divino faria Judas morrer da forma como está relatado, no entanto e como já dissemos, isso está equivocado. Vamos conseguir resolver esta aparente contradição se olharmos os dois textos como complementares, ou seja, um completa o outro. Vamos partir do ponto em que Jesus é condenado à morte por crucificação e Judas, arrependido de O ter traído, volta para “devolver o dinheiro”. O texto de Mateus diz que após ter arremessado o dinheiro dentro do templo saiu de lá e foi enforcar-se. É claro que, se foi em ato continuo, ele não poderia comprar o terreno como mencionado no texto de Atos. Só que o texto de Atos não diz exatamente que Judas pessoalmente comprou o terreno, mas quer deixar claro que o terreno foi comprado com o dinheiro de Judas, dinheiro que foi “o preço de sangue”, como descrito em Mateus, ou a “recompensa da iniquidade” como dito em Atos. O terreno foi comprado pelos sacerdotes do templo como pode ser lido em Mt. 27:5-8. Não sabemos se Judas morreu neste mesmo lugar pois o texto não diz. Judas pode ter morrido em qualquer lugar, mas também não é absurdo pensarmos que tenha morrido lá e tal fato tenha feito o valor do terreno despencar (não que ele valesse muito, devido aos fins a que era utilizado) e só servir para o que foi comprado: um cemitério.
E para respondermos à pergunta de Nosso Amigo basta pensarmos um pouco. Para se enforcar é preciso de apenas duas coisas: uma corda e um lugar alto que a possa amarrar. Bem, isso não é tão difícil de conseguir, e supondo que Judas realmente tenha morrido neste terreno, ao olharmos o texto vemos que o lugar era usado para coleta de argila por oleiros (artesãos que fazem utensílios de cerâmica). Tais produtos eram muito utilizados na época. Jarros para transporte e guarda de água, panelas, pratos, lamparinas, entre outras coisas. Podemos imaginar que o lugar estivesse bem escavado e que ao menos uma árvore existente no lugar já poderia dar uma boa altura. Podemos imaginar também que o lugar logo abaixo não era exatamente plano após tantas escavações feitas no lugar, sendo, portanto, um terreno bastante irregular, até mesmo acidentado. Com este cenário montado é fácil conciliarmos os dois textos. Judas subiu na árvore, amarrou a corda, fez um laço em volta do pescoço e saltou, o que caracteriza enforcamento e para Mateus, em sua narrativa, isso era suficiente dizer. Entretanto com o peso do corpo aumentado pela queda (tem alguma coisa a ver com as leis da física) a corda ou o galho não suportou e cedeu. O tranco fez com que o corpo se movesse no ar e caísse “de cabeça para baixo” (ou de ponta cabeça, se preferir). O impacto com a parte superior do corpo no solo irregular, daquela altura, fez com que seu corpo se partisse e ele tivesse uma morte horrível. É claro que em tal cenário o tranco já lhe tivesse quebrado o pescoço, mas isso não alteraria em nada as narrativas nos textos bíblicos.

Como podem ver não há qualquer contradição entre os dois textos. Os aguardamos nas próximas postagens.

"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus."" (I Jo. 5:11-13).
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Ozires de Beserra da Silva
Técnico em Informática, Licenciado em Matemática e Servo do Deus Altíssimo.