sábado, 21 de fevereiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (21 de Fevereiro de 2015)


- Não posso ser salvo como estou vivendo hoje?

Continuando o tópico anterior, fiz uma pequena alteração na pergunta para esta 3ª parte. Continue sendo totalmente sincero consigo ‘mesmo’. Nesta vamos falar diretamente de sua vida. Saiba que esta situação é a mais comum; pessoas que vivem na religião certa, em uma igreja que vive a luz da Bíblia e pessoas que estão cheias de tudo, mas vazias de Deus. Então o que você tem que fazer é um julgamento pessoal e fazer a pergunta acima a você mesmo. Poderia aqui me alongar numa lista enorme e detalhada, mas vou simplificar em apenas um texto que acredito resumir qualquer lista que alguém poderia fazer neste sentido:

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8)

Se você continua fazendo coisas que não condiz com o padrão desejado por Deus, provavelmente você terá que fazer alguns ajustes em sua conduta. Não adianta ficar se dizendo o tempo todo que você é bom e faz coisas boas pois, como já foi dito há dois posts atrás, “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Ef. 2:8) e “Não vem de obras, para que ninguém se glorie;” (Ef. 2:9).

Assim terminamos esta série sobre esta pergunta orando para que Deus possa falar ao seu coração.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (18 de Fevereiro de 2015)


- Não posso ser salvo na igreja que frequento hoje?
Continuando o tópico anterior, fiz uma pequena alteração na pergunta para esta 2ª parte. É mister que você continue sendo totalmente sincero consigo ‘mesmo’. Nesta 2ª parte vamos falar diretamente de sua igreja. Entenda por igreja todo e qualquer ajuntamento de pessoas com finalidade de viver sua religião. Lembrem que esta é uma continuação da postagem anterior e o que foi disposto lá é base para esta. Quero deixar claro que nossa intenção não é incentivar o abandono da igreja, mas alertar para a possibilidade do erro dentro das igrejas e assim chamá-los de volta à sã doutrina. “Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segunda a piedade, é enfatuado, nada entende, ...por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro” I Tm 6:3-5.
Você já fez uma análise sincera e detalhada de sua religião e determinou que, sem dúvidas, ela é verdadeira. Utilizou a pequena lista citada antes como princípio e a estendeu em outros pontos importantes. Também detectou que ela é totalmente coerente e sem contradições.
Agora temos que fazer uma análise semelhante em sua igreja. Você pode estar na religião certa e estar na igreja errada. Como? Creia, é possível. Paulo disse a Timóteo: “... permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina,” I Tm 1:3. Sua igreja pode ter as doutrinas certas e não viver ou mesmo seus “professores” ensinar nenhuma delas. A lista que você usou antes também deve ser usada aqui. Isso mesmo! Aplique a mesma lista para sua igreja. Além, uma igreja verdadeira, deve:
- Ter comunhão: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo. 1:7;
- Um bom “líder” e que saiba ensinar: “É fundamental, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só esposa, equilibrado, tenha domínio próprio, seja respeitável, hospitaleiro, capacitado para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não amante do dinheiro; deve governar bem sua própria família, sabendo educar seus filhos a lhe serem submissos com todo o respeito. Porquanto, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus? Não deve ser recém convertido, a fim de que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também é necessário que tenha bom testemunho dos de fora, para que não seja envergonhado nem caia na armadilha do Diabo.” I Tm. 3:2-7 (Versão King James);
- Decência e ordem: “porque Deus não é de confusão, e sim de paz. ...Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.” I Co. 14:33, 40;
Essa também é só uma pequena lista. Tome por base a Bíblia que, como dito antes, é verdadeira, “Fiel e digna de toda aceitação” (I Tm. 1:15). Nos “veremos” novamente no próximo tópico para a terceira e última parte da resposta a esta pergunta.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (12 de Fevereiro de 2015)


- Não posso ser salvo na religião que frequento hoje?
Esta é uma pergunta difícil de responder pois depende de 3 pontos importantes e é necessário que você seja totalmente sincero consigo ‘mesmo’. Para esta postagem não ficar muito longa vou dividir em 3 postagens diferentes. Nesta primeira vamos falar diretamente de sua religião. Entenda por religião toda e qualquer crença ou ideologia acerca de questões espirituais.
Toda religião tem uma série de crenças que são chamadas de doutrinas. O conjunto dessas doutrinas nos permitem avaliar se a religião é certa ou errada. Estas não podem se contradizer entre si, pois assim uma doutrina será verdadeira e outra será falsa. Por exemplo, os ateus dizem que não creem em divindades, mas em sua maioria creem em coisas espirituais e/ou aquilo que não tem explicação material é ignorada. É algo do tipo: “creio que não creio em nada” o que é, obviamente, uma contradição.
Também tem que ter uma fonte que seja, comprovadamente, totalmente verdadeira. Por exemplo, os Mormons, têm em seu livro, que Jesus após ressuscitar veio ao continente americano e se apresentou e foi tocado por pessoas que viviam segundo os mandamentos de Deus (Fonte: http://www.mormon.org/por/restauracao).  Realmente não sei como essas pessoas esperavam por Cristo (lembrando que a colonização só ocorreu no século XVI D.C. e que é muito provável que os povos que lá viviam nem ao menos tivesse conhecimento dos mandamentos de Deus), pois nem Israel, que o viram, o aceitaram. Ou seja, além de não fazer sentido algum não há outra evidência que a garanta ser verdadeira. A Bíblia fala de um dilúvio que é comprovado pela história de outras civilizações (Fonte: https://creationsciencenews.wordpress.com/2010/09/02/ha-relatos-do-diluvio-em-quase-todas-civilizacoes-espalhadas-pelo-mundo/).
Então, como a Bíblia é reconhecidamente verdadeira, por tudo que ela contém e pôde ser comprovado, segue uma pequena lista de doutrinas que uma religião verdadeira deve ter:
- Existe um só Deus: “Pelo que hoje deves saber e considerar no teu coração que só o Senhor é Deus, em cima no céu e embaixo na terra; não há nenhum outro.” Dt. 4:39;
- Só se deve adorar a Deus: “Jesus lhe disse: ‘Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’’”. Mt. 4:10 (Nova Versão Internacional);
- Há uma vida após a morte: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.” Dn 12:2;
- Há um só salvador: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” I Tm 2:5;
- Há uma só forma de obter a salvação: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Ef. 2:8;
Como eu disse, essa é só uma pequena lista. Há muitas outras que você pode obter analisando detidamente. Mas, se não passar por essas, não pode ser verdadeira. Nos “vemos” novamente no próximo tópico para a segunda parte da resposta a esta pergunta.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

.: Uma pergunta pode mudar uma história :. (02 de Fevereiro de 2015)


- Como os “crentes” podem abrir a boca pra dizer que estão salvos?
Acredito que todos já fizeram ou ouviram esta pergunta. Na maioria das vezes ela é “gerada” devido ao constante procedimento falho de muitos daqueles que se dizem cristãos verdadeiros. Maus exemplos que vivem a escandalizar o Evangelho.
Bem, mas vamos a resposta à pergunta. Existe nas Escrituras Sagradas muitos textos que nos dão essa garantia, mas vamos “pegar” apenas um deles; o que se encontra em João 3:18: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Versão Corrigida Fiel) [Grifos nosso].
Como podem ver o texto não precisa ser explicado. Está muito claro.
No entanto é necessário que saibamos que “... sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe...” (Hebreus 11:6), se nos aproximamos de alguém passamos a conhece-lo e “... sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” (I João 2:3-4).
Aqui está o ponto.
Não é possível ser salvo se não crer, não tiver fé, se não conhecer a Deus e se não guardar os seus mandamentos. Os mandamentos de Deus estão em toda a Escritura Sagrada que é o manual de fé e prática para todo e qualquer cristão verdadeiro.

Entretanto, se você não crê, como o texto que escolhemos no início desta postagem diz: “... já está condenado ...”.